CIDADESGeralLençóis PaulistaNotícias

Ação para conservação da fauna silvestre

Como medida importante para conservação da fauna silvestre e tendo em vista ação da diretiva Biodiversidade do Programa Município Verde Azul, Lençóis Paulista tem desenvolvido um importante trabalho para resgate de animais em situação de risco.

A equipe da base do Corpo de Bombeiros atua diretamente nessas situações e precisa destinar esses animais para Centros de Empreendimentos ou locais próprios. A Polícia Ambiental também atua nesse sentido.

A maioria dos animais resgatados são destinados ao seu habitat, ou quando apresenta alguma debilitação ou ferimentos são encaminhados para o CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens), ou para o CEVAP (Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos), quando envolve casos de animais sinantrópicos peçonhentos.

Todas as ocorrências atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros, que envolvem animais em situação de risco, são encaminhadas para a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente para formação de um banco de dados. Neste ano já foram resgatados mamíferos, aves e répteis, como: Saruê, Tamanduá, Tucanos, Maritacas, cobras e Teiús, entre outros.

A fauna silvestre é imprescindível para o equilíbrio do ecossistema que vivemos, por isso deve ser preservada, pois cada animal desempenha uma função ecológica importante no meio ambiente. Em caso de ocorrência, os munícipes devem entrar em contato pelo número 193, Corpo de Bombeiros, ou pelo telefone (14) 3641.2244, Polícia Ambiental. Evitar queimadas, promover a conservação de matas ciliares e corredores ecológicos em fragmentos de matas também são medidas importantes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios