GeralLençóis PaulistaNotíciasPoliticaSaúde

Município é destaque em cobertura de teste HIV para casos de tuberculose

Lençóis Paulista foi certificado neste mês, pela atuação na cobertura e realização de testes HIV realizados para os casos de tuberculose em 2017.

A premiação é fruto do trabalho realizado pelos servidores que atuam na Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde que possibilitou a realização de teste HIV acima de 90% para os casos de tuberculose. A oferta de testes para HIV às pessoas com tuberculose é um dos pilares do Plano Estadual do Governo do Estado para a eliminação da doença.

Estima-se no Brasil que, embora a oferta de testagem seja de aproximadamente 70%, cerca de 50% tem acesso ao seu resultado em momento oportuno, com uma prevalência de positividade de 15%. Além disso, a tuberculose é a maior causa de morte entre pessoas que vivem com HIV, sendo a taxa de óbito na coinfecção de 20%, o que exige a implantação de um programa que permita reduzir a carga de ambas as doenças e que seja baseado em uma rede de atenção integral, ágil e resolutiva.

A realização do teste rápido é simples. Além disso, reduz o tempo de espera para obtenção do resultado e não requer que o paciente retorne ao serviço de saúde para conhecer o seu estado sorológico.

Para o diretor de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, “A premiação conquistada pelo município é reflexo do empenho, do trabalho e da atuação de todos os servidores envolvidos nesta ação”, completou.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios