CIDADESPederneiras

Pederneiras recebe projeto “Cidade Digital” interligando os prédios públicos com fibra ótica

Além de facilitar o acesso à internet nos prédios públicos, a integração e os serviços ao cidadão, a economia para os cofres públicos é outro ponto positivo do projeto

Desde o início do mês, o município de Pederneiras começou a receber 24,6 quilômetros de cabo de fibra óptica, capaz de fornecer internet com qualidade e rapidez altíssimas, por meio do “Cidade Digital”, um projeto federal com o intuito de promover a inclusão digital com foco na melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio da instalação de redes que integrem áreas e pontos públicos.

Até agora, foram instalados em Pederneiras cerca de 4 quilômetros de tubulação que receberá a fibra óptica na região dos bairros Antônio de Conti, Nossa Senhora Aparecida e adjacências. Será criado, segundo dados do projeto, um anel de rede de fibra óptica em torno da cidade interligando 45 prédios públicos municipais, além da Santa Casa, Delegacia e Companhia da Polícia Militar.

Serão 24,6 quilômetros de fibra óptica que facilitarão o acesso à internet nos prédios públicos e a integração entre os prédios e serviços prestados pela prefeitura, além de facilitar a implantação de novos serviços públicos no futuro. A economia para os cofres públicos também é outro ponto positivo do “Cidade Digital”, pois a partir do momento em que os prédios públicos compartilharão de uma internet única de alta velocidade, a prefeitura deixará de manter e, logicamente, pagar, diversos links de servidores para levar internet aos prédios municipais.

“Esse programa vai trazer inúmeros benefícios para a cidade. Poderemos, por exemplo, alinhar os postos de saúde para melhorar a gestão de entrega e estoque de medicamentos, tornando esse serviço mais dinâmico e acessível. Outra facilidade é que, no futuro, poderá até ser instalado um sistema de monitoramento nesses pontos servidos pela fibra óptica, por exemplo”, destaca o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

O Programa “Cidade Digital” está ainda em fase de execução em Pederneiras. Neste momento, as equipes estão trabalhando na implantação da tubulação da fibra óptica nas imediações do Centro Cultural “Izavan Ribeiro Macário”, na antiga estação ferroviária. A partir daí, a tubulação será instalada seguindo rumo ao centro, Leonor Mendes de Barros e região das proximidades do Michel Neme.

A implantação da rede subterrânea de fibra óptica é feita por meio do aterramento da tubulação. A rede de fibra óptica fica instalada a vários metros abaixo do solo, contornando redes de água e esgoto, passando por baixo de córregos e outros percalços do caminho. Todo esse trabalho é feito com a utilização de uma máquina conhecida como perfuratriz, que é dotada de uma sonda capaz de fazer a leitura exata do solo e conduzir o aterramento das tubulações sem criar problemas para a infraestrutura pública existente nos locais.

De acordo com o site do Governo Federal, estão sendo investidos na obra cerca de R$ 1,5 milhão de reais. A expectativa é que todo o trabalho de implantação do Projeto Cidade Digital em Pederneiras seja concluído e pronto para operarem até 120 dias.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios