CIDADESMacatuba

Programa Mãos à Obra inicia mais uma Turma

Os 11 alunos da nova turma do curso de Construtor Civil do Programa Mãos à Obra iniciaram na segunda-feira, 12 de março, as aulas no CEMP “Pedrina de Toledo Cesar”. O curso realizado pela Prefeitura de Macatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico com apoio da Educação e do Esporte, tem por objetivo capacitar para a profissão de pedreiro e recolocar os trabalhadores no mercado de trabalho já que é pré-requisito de seleção que o candidato esteja desempregado.

“Eu quero pedir que vocês aproveitem esta oportunidade para que saiam daqui em condições de trabalhar em uma construtora ou por conta própria. Os formandos das outras turmas estão trabalhando na construção civil e este é o objetivo deste curso. Peço que cada um dê o seu máximo e aproveite os instrutores que são muito capacitados”, disse o prefeito Marcos Olivatto na aula inaugural.

O curso tem duração de seis meses e carga horária de 960 horas, sendo 720 horas de aulas práticas que serão utilizadas para a conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal Waldomiro Fantini, no Jardim Europa, e também reforma do muro do Estádio Municipal “Amadeu Artioli”. Cada aluno vai receber uniforme, equipamentos e uma bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 954,00). O Programa Mãos à Obra é executado pela empresa Centro de Capacitação Industrial, vencedora do processo licitatório.

“No curso de Construção Civil, além do aluno aprender toda a parte teórica em sala de aula, ele executa o serviço prático em um trabalho real e isso agrega muito mais valor no desenvolvimento profissional do aluno. Após o término, o aluno recebe um certificado, mas é preciso ter boas notas e frequência”, disse Eduardo Pescinelli, diretor do Centro de Capacitação Industrial.

A seleção dos candidatos foi feita pela Assistência Social levando em conta a situação de cada aluno e sua família. “Para esta edição tivemos mais de 200 candidatos inscritos para participar do Mãos à Obra e a seleção foi feita pelos profissionais do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) com base na renda per capita e na necessidade de cada aluno, levando em consideração outra vertentes sociais da família. Onze foram selecionados e esperamos que eles se empenhem para aprender uma nova profissão e com isso conseguirem se recolocar no mercado de trabalho”, explicou a secretária de Assistência Social, Emília Damasceno.

Esta é a quinta turma do Mãos à Obra em Macatuba e em todas as edições o resultado foi considerado muito bom. “Macatuba é pioneira neste formato de curso oferecido pelo Mãos à Obra e muitas prefeituras vêm saber como funciona porque gera renda, capacita e oferece uma nova oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho. Esta turma vai concluir a reforma da escola Waldomiro e reformar o Estádio Municipal. Eles vão retirar o muro que está comprometido, colocar grade e fazer jardinagem. Tenho certeza que vai ser um sucesso como foi o do ano passado”, concluiu Pedro Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Os alunos selecionados para o curso são: Adriano José da Silva, Ana Paula Pereira da Silva, Antonio Carlos de Jesus São Pedro, Caio Felipe Firmino Santana, Carlos Felipe Ruiz Vertuan, Sandro Henrique da Silva, Jefferson Luiz da Silva, José Ricardo Alcântara, Marcelo Pereira, Rafael Vitor Zancanella Davi e Tânia Cristina Servilha.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios