CIDADESLençóis Paulista

Viveiro Municipal disponibiliza mudas de árvores para doação

Com capacidade para produzir 10 mil mudas por ano, o Viveiro Municipal “João Romano”, que também pode ser chamado de “Espaço Muda”, disponibiliza mudas para arborização urbana, recomposição de área ciliar, ações de reflorestamento e proteção de nascentes.

Para a arborização urbana são doadas uma muda por imóvel, ou lote. Nas ações de recuperação de mata ciliar e reflorestamento para preservação de nascentes são doadas até 10 mudas nativas por proprietário. Os interessados devem procurar a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente para receber a autorização e retirar as mudas no viveiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h30 às 17h. O Viveiro Municipal está localizado no final do Parque do Povo, na Avenida Marino de Santis, 820, Jardim Itamarati.

Além da doação de mudas de árvores, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente também desenvolve o programa “Semente, Promessa de Vida”, que requer uma troca com aqueles que adquirem mudas produzidas no viveiro, sendo que todos podem colaborar com a doação de sementes ao Viveiro, para que sejam preparadas, cultivadas, germinadas e venham a se tornar novas mudas para doação.

Guia de arborização urbana e banco de dados ambiental

Em atendimento aos critérios do Programa Município Verde Azul, ciclo 2018, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente criou e disponibiliza aos usuários do site oficial da Prefeitura dois materiais informativos e de utilidade pública, sendo o Guia de Arborização Urbana de Lençóis Paulista e um Banco de Dados Ambiental.

O Guia de Arborização abrange informações relevantes, como a importância das árvores para o meio urbano, legislação pertinente, menção à ABNT 16246-1 sobre o manejo da arborização, lista de espécies nativas e espécies utilizadas, escolha do local mais apropriado, preparo do berço para plantio, quem pode e como realizar o plantio, controle de pragas e doenças, importância da calçada ecológica e do espaço árvore, viveiro de mudas municipal e gestão ambiental participativa.

Já o banco de dados fornece informações relativas ao município com base nas dez diretivas do programa Município Verde Azul, sendo: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Esgoto Tratado, Arborização Urbana e Resíduos Sólidos.

O acesso aos documentos se faz pela aba “Planos Municipais” disponível no site da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar