CIDADESDestaqueLençóis Paulista

Secretaria de Meio Ambiente promove palestra em empresa local

Nos dias 26 de junho e 4 de julho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) por meio do educador ambiental Helton Damacena realizou palestras com a temática “Gestão Ambiental Pública e Participativa” para cerca de 200 funcionários da empresa alimentícia Zabet, localizada no centro de Lençóis Paulista, e também no CD (Centro de Distribuição) para mais 40 funcionários.

Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que envolve diretamente a participação e colaboração dos munícipes. No início foram passados conceitos sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e sobre o Programa Município Verde Azul, suas dez diretivas e metas.

De acordo com o educador da Secretaria de Meio Ambiente, de forma específica os participantes conheceram sobre “Resíduos Sólidos” com o sistema municipal de coleta de lixo, trabalho e importância da coleta seletiva, que deve ser realizada nas residências e entregues para a Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp. Essas entidades juntas compõem o Programa “Cidade limpa e Solidária”, bem como a logística reversa de resíduos de acordo com o decreto Executivo nº 141/2018 emitida pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e destinação de rejeitos no aterro municipal.

O tema “Arborização Urbana” também foi explanado desde a legislação vigente, às espécies mais comuns encontradas em calçamentos e áreas verdes de Lençóis Paulista, implantação de pomares comunitários, importância da gestão participativa para a arborização em Lençóis Paulista, trabalho do viveiro de mudas municipal e disponibilização de mudas para a população, entre outros aspectos relevantes.

Outros temas também foram expostos, como os serviços realizados diariamente por equipes de trabalho da SAMA, como varrição, limpeza pública e conservação, jardinagem, coleta de resíduos, administração do cemitério municipal, varejão municipal, fiscalização ambiental, educação ambiental, elaboração de projetos, entre outros. Os serviços realizados frente as diretivas do Programa Município Verde Azul também foram destacados (município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos).

A palestra foi abrangente e pode ser aplicada a qualquer público, sendo que as informações são de utilidade pública e conduzem para melhor qualidade de vida da população.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios