CIDADESRegional

Campanha de vacinação contra Polio e Sarampo começa neste sábado em todas as unidades de saúde de Pederneiras

A Secretaria Municipal de Saúde inicia neste sábado, dia 4, a campanha de vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A campanha é uma recomendação do Ministério da Saúde e segue até o dia 31 de agosto de 2018 em todo o país.

A intenção da campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, contribuindo para redução do risco de reintrodução do Poli Vírus Selvagem, Sarampo e Rubéola.

No total, a expectativa é vacinar 2.827 crianças no município. A meta mínima a ser alcançada pela Secretaria de Saúde de Pederneiras corresponde a 95% da cobertura vacinal.

“Convocamos a população para participar da vacinação. Peço para que os pais levem seus filhos para vacinar, além de seguro protege as crianças de muitas doenças. Temos que manter elevada a cobertura vacinal contra Poliomielite e Sarampo em Pederneiras para evitar a reintrodução do vírus selvagem de tais doenças e a eliminação dessas doenças no país”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Glaucia Cavalsan Dario.

Entenda

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada e ausência de reflexos no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Já o Sarampo é uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso, sendo facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente.

A enfermidade é transmitida durante a fase mais ativa do problema, em que o paciente apresenta febre alta e mal-estar. Alguns dos sintomas são manchas pelo corpo, coceira, febre, tosse e infecção nos ouvidos.

Serviços

A campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo será realizada entre os dias 4 e 31 de agosto, sendo que no s dias 4 e 18 de agosto serão realizado o Dia D da vacinação, com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h. A vacinação é gratuita e exclusiva para crianças de 1 a 4 anos incompletos.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar