Brasil

A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros



– Episódio do podcast 15 Minutos analisa a redução no ritmo do corte da taxa de juros e fala sobre esse “Fla-Flu” entre indicados de Bolsonaro e Lula no Copom.

*) Para quem esperava uma nova redução de 0,5 ponto porcentual na taxa básica de juros, foi meio decepcionante.

Afinal, antes da reunião de quarta-feira, na qual o Copom decidiu pelo corte de 0,25 ponto porcentual, haviam sido seis reduções consecutivas de meio ponto.

É bem verdade também que a redução de 0,25 já era esperada pelo mercado. Aliás, alguns economistas também já previam aquilo que veio efetivamente a acontecer: uma decisão não consensual entre os integrantes do Comitê de Política Monetária.

A decisão foi apertada, com os votos de cinco diretores indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prevalecendo sobre as opiniões dos quatro nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a redução no ritmo do corte da taxa de juros e fala sobre esse “Fla-Flu” entre indicados de Bolsonaro e Lula no Copom.

O convidado é o editor de Economia da Gazeta do Povo, Fernando Jasper.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.



Source link

Artigos relacionados

Pimenta afirma que PT foi fundamental para a eleição de Leite no RS

Paulo Pimenta procurou minimizar divergências entre o governo federal e o do...

Mesmo sem pandemia, Lula tem déficit quase tão alto quanto da Covid-19

O déficit nominal do Brasil está quase tão alto quando o do...

Ida de Tarcísio para o PL pode influenciar sucessão na presidência da Câmara

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria dito ao...

Proposta quer restringir investimentos estrangeiros em ONGs no Brasil

Pelo menos seis projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional querem...