Região

Arraiá Aéreo será neste final de semana; confira programação e interdições


Neste final de semana, nos dias 8 e 9 de junho, o Aeródromo (Aeroclube) de Bauru será palco do 9º “Arraiá Aéreo-Inspirando Gerações: Voando Junto com o Rio Grande do Sul”. O evento é marcado por apresentações aéreas, exposições de aeronaves, shows musicais, comidas típicas e a estandes de instituições ligadas a ciência, tecnologia, aviação, astronomia, órgãos militares e das forças armadas, além de empresas parceiras.

A programação começa no sábado (8) às 13h, com Solenidade de Abertura às 14h. Já no domingo, o portão abre às 8h e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para as 16h. Nos dois dias, o encerramento será às 20h. A entrada solidária requer a doação de 1kg de alimento não perecível, 1kg de ração animal ou R$ 10,00 por pessoa, mais um agasalho ou produto de higiene pessoal que será entregue para o Rio Grande do Sul.

Este evento, que combina o entusiasmo das festas juninas com a adrenalina da aviação, exige uma coordenação aérea de alta complexidade, devido à escala e ao envolvimento massivo de pessoas. Para a realização de mais de 15 horas de demonstrações aéreas, a Fundação Astronauta Marcos Pontes montou um grande modelo com torre de controle e segurança de voo, seguindo todos os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Durante o Arraiá, o espaço aéreo da cidade fica todo coordenado pela equipe do evento.

O responsável por isso é o Coronel João Siqueira, piloto e ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça, que conta com uma equipe de 20 pessoas. “Para mim é uma grande honra ser o coordenador de toda parte aérea do Arraiá, devido à magnitude do evento, em particular é uma satisfação muito grande, porque particularmente o nosso astronauta Marcos Pontes é meu amigo e somos colegas de turma, então é muito prazeroso fazer esse serviço e contribuir com essa causa mais do que nobre”, destaca Siqueira.

A preparação da parte aérea operacional começa com o pedido de autorização à Anac, órgão regulador da aviação civil brasileira. Para obter esta autorização, é necessário fornecer uma vasta gama de informações, incluindo detalhes sobre o local do evento, os pilotos e as aeronaves que participarão, as entidades envolvidas, o esquema de segurança para o público e participantes, e a dimensão da área de voo.

Após a autorização da Anac, solicita-se uma segunda autorização ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro. Esta etapa é crucial para que o evento seja amplamente divulgado nos canais de comunicação próprios da comunidade aeronáutica, garantindo que todos os pilotos estejam informados.

Com as autorizações em mãos, foi implantada uma torre de controle no aeródromo. Nessa torre, controladores experientes, especializados nesse tipo de operação, coordenam todas as atividades aéreas. Durante o evento, o espaço aéreo sobre Bauru é estritamente controlado e restrito aos participantes, assegurando uma gestão precisa das operações.

Interdições
A EMDURB, por meio do Grupo de Operações de Trânsito, realizará intervenções viárias nos quarteirões 19 ao 24 da Alameda Dr Octávio Pinheiro Brisolla, para realização do 9º Arraiá Aéreo, no sábado (8) e domingo (9).

Os quarteirões 19 ao 24 da Alameda Dr Octávio Pinheiro Brisolla (sentido Avenida Duque de Caxias – Aeródromo) serão interditados totalmente, enquanto que o sentido contrário (Aeródromo – Avenida Duque de Caxias) também nos quarteirões 19 ao 24, terão inversão no sentido de direção e proibição de estacionamento.

As pessoas com deficiência terão estacionamento reservado em frente ao acesso principal (atrás da banca de revista). Será necessário o uso da credencial de vaga especial de pessoa com deficiência.

O acesso de terra que liga a Rua Chaim Mauad à Avenida Odilon Braga (na cabeceira do Aeródromo) terá apenas um sentido de circulação (da Rua Chaim Mauad para Avenida Odilon Braga), para dar fluidez ao trânsito. O acesso da marginal da Rodovia Marechal Rondon para a Rua Adolfo Miraglia será interditado pela Concessionária ViaRondon.

Devido ao evento, a praça de esportes no quarteirão 16 da avenida Getúlio Vargas ficará fechada no sábado (8) e no domingo (9). O espaço, que conta com quadras para a prática de vôlei de praia, funcionará até sexta-feira (7), e depois volta a funcionar a partir de segunda-feira (10). A suspensão do funcionamento é necessária pois as quadras estão dentro da área de segurança dos voos.

Com as interdições, as linhas do Transporte Coletivo terão desvios de itinerários:

  • Linha “Andorfato / Eldorado – Aeroclube”

Sentido da Rua Pastor Eduardo Alves Leite, quarteirão 02, para a Rua Adolpho José Pereira, quarteirão 02, lado par:
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirão 16, lado par;
-Rua Ibraim Nobre, quarteirões 01 e 02;
-Rua Professor Gérson Rodrigues, quarteirões 08 e 09;
-Rua Baltazar Rodrigues, quarteirões 03 ao 06;
-Marginal da Avenida Nações Unidas, quarteirões 35 ao 38;
-Rua Adolpho José Pereira, quarteirões 01 e 02.

Sentido Rua Adolpho José Pereira, quarteirão 02, para a Rua Pastor Eduardo Alves Leite, quarteirão 02, lado ímpar:
-Rua Adolpho José Pereira, quarteirão 02;
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirão 25, lado ímpar;
-Rua Ruy Mendes de Rosis, quarteirão 01;
-Rua Henrique Savi, quarteirões 16 ao 10;
-Rua Eduardo Vergueiro de Lorena, quarteirões 05 a0 01;
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirão 17, lado ímpar (retorno ao itinerário).

  • Linha “Santa Fé – Cidade Universitária”

Sentido Rua Adolpho José Pereira quadra 02 lado par, para a Rua Guilherme Ranche, quarteirão 02, lado par:
-Rua Adolpho José Pereira, quadra 02;
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirão 25, lado ímpar;
-Rua Ruy Mendes de Rosis, quarteirão 01;
-Rua Henrique Savi, quarteirões 16 ao 10;
-Rua Eduardo Vergueiro de Lorena, quarteirões 05 ao 01;
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirão 17, lado ímpar (retorno ao itinerário).

Pontos de ônibus desatendidos temporariamente:
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirões 19 e 24, lado par;
-Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, quarteirões 18, 19 e 24, lado ímpar;
-Rua Adolpho José Pereira, quarteirão 02 (Sam’s Club).

SERVIÇO
O 9º Arraiá Aéreo – Voando junto com o Rio Grande do Sul

Data: 8 e 9 de junho de 2024
Local: Aeródromo de Bauru
Entrada Solidária – Doe em dobro:
1kg de alimento não perecível, 1kg de ração animal ou R$ 10,00 por pessoa
Mais um agasalho ou produto de higiene pessoal que será entregue para o Rio Grande do Sul

Compartilhe nas Redes Sociais





Source link

Artigos relacionados

Projeto ‘Reiki em Luz’ será neste domingo no Jardim Botânico

Neste domingo (16), será oferecida uma aplicação de Reiki com coordenação da...

Astronomia indígena: Observatório da Unesp participa de evento na aldeia Ekeruá

No sábado, dia 15 de junho, a partir das 16h, o Observatório...

Copa Big Boys: semifinais da sub-11 e 6ª rodada do grupo A serão neste sábado

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer...

‘Lazer Perto de Você’ será no Núcleo Gasparini neste domingo

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer...