Região

Bauru está há 50 dias em sistema de rodízio de água e há 30 dias sem chuvas


Nesta sexta-feira (28), quando Bauru completa 50 dias desde a adoção do sistema de rodízio de água nos bairros atendidos pelo sistema Batalha/ETA, o município também registra 31 dias sem chuvas. O nível da lagoa de captação do Rio Batalha registra quedas diárias e está em 2,10m, quando o ideal é de 3,20 metros, para atender os cerca de 100 mil munícipes que dependem desta água.

Uma frente fria que se aproxima da região, porém, indica uma esperança de chuva. É o que mostram os radares do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). De acordo com o instituto, a hipótese de chuva está entre o final da noite de domingo (30) e a segunda-feira (1). Ainda assim, se chover, o volume não deve suprir a demanda de abastecimento da cidade.

Segundo o IPMet, o tempo se mantém estável na maior parte do estado de São Paulo, contudo a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista aumenta a nebulosidade, principalmente no setor sul e leste do estado, onde ali são previstas chuvas isoladas. Na retaguarda dessa frente, a entrada de um sistema de alta pressão com massa de ar frio associada, provocará declínio nas temperaturas a partir da noite de domingo. Já um corredor de massa polar prevista para o Sul do País não chegará ao interior paulista.

Para segunda-feira, segundo o IPMet, a frente fria se afasta-se do estado de São Paulo, mas áreas de instabilidade se formam em algumas cidades, provocando o aumento da nebulosidade e chuvas isoladas.

Temperaturas

De acordo com os índices apontados via parceria entre o IPMet e o Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais (Master) da USP, a temperatura mínima deve ser de 16 graus e máxima de 31 neste sábado (29) e no domingo 16 graus de mínima e queda de 31 para 24 de máxima. Na segunda-feira os modelos apontam mínima de 13 graus e máxima de 25.

Abastecimento

O Jornal da Cidade questionou o DAE se haverá diminuição da vazão de água no Batalha e a autarquia afirma que não. Em nota recente, a autarquia informou que capta 200 litros por segundo no momento, o suficiente para abastecer a região do Grupo 2 do sistema de contingenciamento de água, de 24h/48h, que teve início no dia 9 de maio de 2024.

Compartilhe nas Redes Sociais





Source link

Artigos relacionados

Bauru Basket anuncia três renovações e um reforço

Na sexta-feira (19), a diretoria do  Bauru Basket anunciou acordos com mais...

Semana no Sesc Bauru tem transmissão das Olimpíadas e forro pé de serra

Acompanhando o início dos Jogos Olímpicos, o Sesc  Bauru transmite a Cerimônia...

Uma pessoa morre por minuto no mundo por causas relacionadas à aids

Das 39,9 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo,...

Futsal Bauru tem tabela da Liga Paulista Sub-20 divulgada

A tabela de jogos do Futsal  Bauru FIB/Facimus na primeira fase da...