Brasil

Bolsonaro vai decidir quem será o candidato em 2026


Moraes manda PGR reavaliar arquivamento de inquérito contra Bolsonaro
Bolsonaro vai decidir nomes de candidato a presidente e vice em 2026, garante Valdemar.| Foto: José Cruz/Agência Brasil.

O presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto afirmou em vídeo veiculado neste fim de semana em propaganda partidária que o ex-presidente Jair Bolsonaro é o candidato do partido para as eleições presidenciais de 2026.

Segundo Costa Neto, no caso de Bolsonaro não ser o candidato, caberá a ele escolher quem será, tanto para presidente quanto para vice-presidente.

“Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL, agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro, quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro. Devemos isso a ele. É ele que tem os votos. O Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram do PL o maior partido do Brasil”, disse Valdemar Costa Neto em vídeo.

Os direitos políticos de Bolsonaro estão cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030. O julgamento ocorreu em junho de 2023 e teve 5 votos a 2 favoráveis à perda dos direitos políticos.

O ex-presidente teria confidenciado a interlocutores, segundo informou a Folha de S. Paulo neste fim de semana, acreditar que a decisão possa ser revertida, possibilitando uma volta às urnas em dois anos.

Bolsonaro foi condenado por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação (TV Brasil) pela realização e transmissão de um encontro com embaixadores em julho de 2022, ano eleitoral, em que supostamente atacava o sistema eletrônico de votação.

Um recurso aprestado pela defesa de Bolsonaro aguarda notação no STF. Ele está sob a relatoria do ministro Luiz Fux.



Source link

Artigos relacionados

Lula age como se estivesse no telecatch

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usa e abusa do truque...

Moraes mantém prisão de suspeitos de espionagem ilegal na Abin

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta...

Governo tenta capitalizar isenção da carne na reforma tributária

Em uma clara manobra para inverter a narrativa dos fatos, o governo...

Silveira diz que setor de energia está numa “espiral da morte”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (12)...