Brasil

Conselho de Ética adia votação do relatório de Boulos sobre cassação de Janones


Processo contra Janones foi relatado pelo deputado Guilherme Boulos que votou pelo arquivamento.
Processo contra Janones foi relatado pelo deputado Guilherme Boulos que votou pelo arquivamento.| Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação do relatório do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), que pede o arquivamento do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) por conta de suposta “rachadinha”.

O presidente do colegiado, Leur Lomanto Júnior (União -BA), anunciou o adiamento após ler uma mensagem de Boulos informando que ele não chegaria a tempo da reunião desta terça-feira (28), por só ter conseguido vôo com destino à Brasília no final da tarde.

No dia 15 de maio, o deputado apresentou o relatório recomendando o arquivamento da representação preliminar, mas deputados do PL apresentaram pedido de vista e a votação foi adiada. Para Boulos, o episódio ocorreu antes do mandato, e que há precedentes no conselho pelo arquivamento, além de apontar a “ausência de justa causa”. “Não há quebra de decoro parlamentar se não havia mandato à época. O Judiciário fará o seu trabalho”, disse o deputado paulista.

O PL pede a cassação de Janones por causa de uma gravação que indica a existência da prática conhecida como “rachadinha” em seu gabinete. No áudio, divulgado pelo Metrópoles, o deputado aparece pedindo parte dos salários de assessores para pagar despesas de campanha durante uma reunião.

Em defesa própria, Janones negou a prática de rachadinha e disse que é vítima de perseguição política. Também alegou que os áudios foram tirados de contexto.



Source link

Artigos relacionados

Michelle Bolsonaro diz apoiar Ricardo Nunes à reeleição

Michelle Bolsonaro manifestou apoio à reeleição de Ricardo Nunes, em São Paulo.|...

Paulo Pimenta e Gleisi negam a existência de “gabinete do ódio”

O ministro Paulo Pimenta, que atualmente comanda a Secretaria Extraordinária da Presidência...

Não sabe falar sobre vida

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do Projeto de Lei (PL)...

54% reprovam segurança, gastos e programa de moradias de Lula

Pesquisa revela novos indies elevados de reprovação em setores do governo Lula.|...