A Secretaria de Cultura, por meio da Divisão de Bibliotecas, promove neste sábado, dia 18 de maio, às 19h, evento em comemoração ao Dia do Cigano. As atividades serão no quarteirão 8 da avenida Nações Unidas, em frente ao Centro Cultural.
A celebração terá cartomantes, oraculistas, ciganas e não ciganas, exposição de roupas tradicionais ciganas, arte, música, artesanato, comidas e apresentações artísticas, trazendo a todos a beleza e a energia dessa tradição e cultura milenares, que levará o público a uma viagem histórica pela grande diversidade das danças ciganas, figurinos, cultura e costumes.
O dia 24 de maio foi instituído como Dia Nacional do Cigano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, mesma data em que é comemorado também o Dia da Padroeira dos Povos Ciganos, Santa Sara Kali. A população cigana no Brasil inclui os grupos Rom, Sint e Calon, formados pela diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois espalhou-se por outros continentes, acumulamos saberes, filosofias, costumes, tradições e culturas ricas e identidades de resistência.
Não há necessidade de ascendência cigana para participar das atividades.
Para outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone (14) 3232-1333, no e-mail bibliotecacentral@bauru.sp.gov.br, ou presencialmente na Secretaria de Cultura, na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro, das 8h às 16h45 de segunda a sexta-feira.
Compartilhe nas Redes Sociais