Região

DAE começa a multar desperdício de água


38470

A partir desta segunda-feira (13), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) vai intensificar as ações contra o desperdício de água, principalmente nas regiões abastecidas pelo Rio Batalha. A lei municipal nº 6.608 de 2014 que ordena sobre o controle de desperdício de água potável distribuída para consumo será aplicada.

O DAE dispõe de fiscais para promover a conscientização dos consumidores, com informações sobre a importância do uso adequado da água, especialmente neste período de estiagem e crise hídrica. O objetivo é combater o desperdício de água potável através da fiscalização e aplicação de multa.

Segundo a lei, lavar calçadas e molhar ruas com uso contínuo de água; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água e reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; bem como a lavagem de veículos estacionados em vias públicas com uso contínuo de água são ações que constituem desperdício. A exceção à regra são os lava-cars que possuem sistema de redução ou reutilização da água.

O fiscal que flagrar o consumidor em uso inadequado ou desperdiçando água potável, num primeiro momento, vai orientar sobre o uso racional da água para que a prática não se repita, registar uma advertência e, posteriormente, notificar no endereço da ocorrência. Se ficar constatado pela fiscalização a reincidência do desperdício, será aplicada uma multa de 50% sobre o valor registrado com o consumo de água do mês anterior do infrator. A cada reincidência será imposta nova multa de 50% sempre sobre o valor da conta anterior.

Para contribuir, a população pode notificar os casos de desperdício por meio do telefone 0800 7710 195, pelo WhatsApp (14) 3235 6123, ou pelo e-mail fiscalizacao@daebauru.sp.gov.br.

O post DAE começa a multar desperdício de água apareceu primeiro em 96FM Bauru.



Source link

Artigos relacionados

‘Lazer Perto de Você’ será no Pousada da Esperança neste domingo

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer...

4º rodada do grupo A da Copa Big Boys de Futebol será neste sábado

\n\t\t A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Esportes e...

Justiça suspende votação que rejeitou CP contra Mesa da Câmara

A juíza Ana Lúcia Graça Aiello, da 1.ª Vara da Fazenda Pública...

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas...