Em nota encaminhada à imprensa na tarde deste domingo (29), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) disse ter descoberto que a bomba do poço Roosevelt 3, responsável pelo abastecimento do reservatório 9 de Julho, foi desligada sem que o sistema de telemetria – que monitora as bombas em tempo real – acusasse para o problema.
Para a autarquia, que foi à Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência (BO) e pedir investigação, há indícios de sabotagem. Ao menos 40 mil moradores foram afetados pelo problema, diz a nota do DAE.
O reservatório 9 de Julho abastece regiões como Jardim Bela Vista, Vila Lemos, Jardim Vânia Maria, Jardim Petrópolis, Alto Alegre, Santa Edwirges e parte do próprio Núcleo 9 de Julho. O JCNET apurou que a prefeita Suéllen Rosim (PSD) determinou a ampliação da atividade delegada nas regiões dos poços.
A bomba do poço Roosevelt 3 foi religada na noite deste sábado (28) e a previsão é que a região tenha o abastecimento normalizado gradualmente até esta segunda-feira (30).
“As circunstâncias do desligamento da bomba serão apuradas, uma vez que não foi identificado dano no equipamento e o sistema de telemetria contratado pela autarquia não apontava anormalidades. O DAE registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil para apuração de eventual sabotagem”, afirma a nota encaminhada à imprensa.
Segundo o DAE, “a região afetada registrou abastecimento normal nos últimos meses, o que chamou a atenção do DAE neste sábado ante o elevado registro de pedidos de caminhões-pipa e de relatos de pessoas que afirmaram ter ficado sem água nos últimos dias”.
“O problema foi detectado apos diligências da presidência do DAE, que reforçará a vigilância nos poços e reservatórios, e cobrará esclarecimentos da empresa que presta o serviço de telemetria”, acrescenta a nota.
Ainda de acordo com a autarquia, “em casos urgentes de falta de água, caminhões-pipa podem ser solicitados pelo 0800 77 10 195 ou 0800@daebauru.sp.gov.br.
Os consumidores podem ainda solicitar o abastecimento por caminhão-pipa sem a necessidade de telefonar no DAE”. A solicitação pode ser feita no próprio site do DAE Bauru.
Compartilhe nas Redes Sociais