Esso Maciel, artista bauruense, inaugura no dia 28 de junho a exposição ‘Resgate em Usher’, no auditório do Museu Histórico Municipal de Bauru, na rua Rio Branco, 3-16, no Centro. Com curadoria própria, a mostra reúne objetos, obras, textos, fotos e uma produção inédita, destacando momentos da antiga casa na rua Campos Salles antes de sua demolição.
A exposição, que tem classificação indicativa para maiores de 14 anos, ficará aberta ao público de 1 a 27 de julho, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, e aos sábados das 9h às 12h, com entrada gratuita.
Morador da rua Campos Salles, na Vila Falcão, Esso batizou sua casa de ‘Usher’, inspirado no conto ‘A queda da casa de Usher’, de Edgar Allan Poe. Em outubro de 2022, enfrentou um incêndio que destruiu sua residência e o levou a um asilo para idosos, enquanto seus cães foram encaminhados a um abrigo.
Durante seu período de internação, Esso encontrou na arte uma válvula de escape, desenhando e escrevendo contos e crônicas. Após lutar pela sua liberdade e obter assistência legal, conseguiu deixar o asilo em janeiro de 2023, encontrando refúgio na casa de sua amiga Mariza Basso após a demolição de ‘Usher’. Mais tarde, alugou uma nova casa onde pôde reconstruir sua vida junto aos seus cães.
A iniciativa conta com o patrocínio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, com o Programa de Estímulo à Cultura (PEC), além do apoio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural (DPPC) e do Museu Histórico de Bauru. ‘Resgate em Usher’ também apresenta colagens com artigos, fatos e imagens que retratam a vida do artista e de seus amigos.
Esso Maciel destaca que a mostra não é apenas um testemunho pessoal, mas também um ato de resistência cultural e um tributo afetuoso aos habitantes de Bauru.
Compartilhe nas Redes Sociais