Brasil

Hollywood pode suspender doações após debate



A onda de espanto causada pela performance do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante o debate com Donald Trump também parece ter atingido Hollywood. De acordo com o site da revista americana Variety, as expectativas de que seria uma noite para confirmar a capacidade física e mental de Biden logo se tornou um “pesadelo” para os apoiadores democratas da indústria do entretenimento.

Um alto perfil de Hollywood, que é doador para a campanha democrata, afirma que em todos os grupos de mensagem dos quais ele participa, as pessoas têm manifestado que, se Biden não desistir, elas deixarão de doar dinheiro para o Partido Democrata. Outro doador da indústria do entretenimento afirmou que a sensação após 10 minutos de debate era de que o dinheiro havia secado.

A revista destaca que a “ressaca” pós debate se intensificou com a chegada de quatro artigos do jornal The New York Times falando sobre a necessidade de Biden abandonar a corrida presidencial. Todos foram publicados na manhã da sexta-feira (28): “Joe Biden é um bom homem e um bom presidente. Ele deve abandonar a corrida”; “Biden não pode continuar assim”; “Estou ouvindo uma grande ansiedade dos democratas em relação ao desempenho de Biden no debate”; e “Biden é muito velho? A América obteve sua resposta.”

Alguns doadores mais fiéis ao partido teriam expressado que seguirão com suas doações, mesmo que Biden permaneça o candidato democrata à presidência dos EUA. A campanha do presidente, inclusive, chegou a anunciar que arrecadou US$ 14 milhões nas 14 horas após o debate.

O porta-voz da campanha, Michael Tyler, descartou qualquer possibilidade de que o presidente deixe a corrida eleitoral e afirmou que o atual mandatário dos EUA está comprometido em fazer um segundo debate em setembro.

Tyler ainda disse que Biden não teve “a melhor noite no palco do debate”, mas questionou se não é preferível ter uma “uma noite ruim” a ter um candidato, no caso Donald Trump, que tenha uma “visão ruim de para onde quer levar o país?”.

Nesta sexta-feira à noite, o próprio presidente se defendeu das críticas em relação a seu desempenho no debate, durante um comício público na Carolina do Norte. “Não falo tão bem como antes”, disse ele no palco. “Eu não debato tão bem como antes. Mas eu sei o que sei. Eu sei como dizer a verdade.”

As decisões de dois dos maiores doadores para os democratas são tidas como fundamentais para definir o apoio de Hollywood à Biden. Um deles é Jeffrey Katzenberg, o doador mais ativo da cidade. Foi ele quem recentemente organizou uma festa em apoio ao candidato democrata que contou com a presença do ex-presidente Barack Obama e de atores como George Clooney, Julia Roberts, Jimmy Kimmel e Jack Black.

A revista afirma que fontes próximas ao doador disseram que seu posicionamento dependerá da forma como a repercussão sobre o desempenho de Biden no debate será tratado nos próximos dias.

O apoio de Hollywood é fundamental para Biden. Nos últimos meses, o democrata tem perdido alguns doadores de sua base no Vale do Silício. Eles começaram a migrar para a campanha de Trump.

Fontes ouvidas pela revista afirmaram que pode ser difícil reverter o impacto das manchetes negativas e dos comentários de âncoras que tradicionalmente apoiam o presidente, ponderando se não seria melhor que ele abandonasse a corrida eleitoral.

Por outro lado, há aqueles apresentadores que ainda mantém a confiança em Biden e em sua capacidade de comandar o país por mais quatro anos. Eles afirmam que os doadores não devem se render à polarização da campanha, ao contrário, devem pensar nos benefícios para Hollywood que a reeleição de Biden trará.



Source link

Artigos relacionados

Ministro de Lula diz que empresariado não dá bons salários

O ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, diz que a melhoria...

Sem Bolsonaro, PL confirma candidatura de Ramagem no Rio

O deputado federal Alexandre Ramagem foi confirmado nesta segunda-feira (22) como pré-candidato...

Moraes diz que empresas contribuem para “insegurança jurídica”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta...

Justiça condenado empresário que hostilizou Zanin em aeroporto

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou nesta segunda-feira (22) o empresário...