Esse domingo será mais que especial no Parque Vitória Régia com a apresentação do show “Jazzcob do Bandolim”, a partir das 16h, encerrando o Bauru Jazz Festival 2024, um projeto idealizado pelo multi instrumentista de Araraquara Paulo Maia e pelo produtor cultural Celso Zonta.
O show é uma mistura de chorinho com jazz e também uma homenagem a Jacob do Bandolim, um dos grandes músicos e compositores de choro dos anos 1950 e 1960. Entre os clássicos estarão “Noites Cariocas”, “Receita de Samba”, “Ginga do Mané” e muitos outros. A apresentação deste domingo terá uma participação mais que especial de Carrapicho Rangel, um dos principais expoentes do choro e um dos maiores bandolinistas do Brasil.
Para esse show o grupo “Paulo Maia Trio” elaborou novos arranjos para as músicas de Jacob do Bandolim, propondo uma sonoridade diferente das gravações originais a partir da fusão dos elementos do jazz (piano, baixo e bateria), incorporando a linguagem do choro (bandolim e clarinete), onde a liberdade de improvisação se faz presente. O conjunto é formado por Paulo Maia (piano), Fernando Lima (baixo) e Rael Silva (bateria).
Paulo Maia destaca que esse projeto teve início em 2018 e que é uma grande homenagem ao choro e, principalmente, a Jacob do Bandolim. “Nosso objetivo é reverenciar esse importante nome da música brasileira. O Jacob modernizou o estilo do choro introduzindo instrumentos não usuais no gênero, como o acordeom e o vibrafone. Ele ainda contribuiu para o fortalecimento dos grupos instrumentais, também denominados regionais, compostos por instrumentos musicais de sopro, cordas e percussão”, afirma o músico.
Serviço
O show “Jazzcob do Bandolim”, com o grupo “Paulo Maia Trio” convida Carrapicho Rangel, será realizado no domingo, dia 18 de agosto, a partir das 16h, na Praça Vitória Régia, em Bauru. A entrada é gratuita. O show foi financiado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) 15/2023.
Compartilhe nas Redes Sociais