Brasil

Lula decide manter ministro da reconstrução do RS em Brasília


O presidente Lula e o ministro Paulo Pimenta durante evento em São Leopoldo (RS), em 15 de maio de 2024.
O presidente Lula e o ministro Paulo Pimenta durante evento em São Leopoldo (RS).| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um decreto na sexta-feira (24) detalhando a composição da nova Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, que tem status de ministério. A estrutura inclui 18 cargos de confiança e será coordenada de Brasília por Paulo Pimenta, que manterá seu gabinete no Palácio do Planalto.

A secretaria terá uma sede operacional em Porto Alegre e vai promover estudos técnicos e parcerias com a sociedade civil. O ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), contudo, deverá trabalhar distante das áreas afetadas pela tragédia no RS.

O decreto também prevê a transferência de cargos comissionados e funções de confiança de outras secretarias do governo para a nova estrutura. Entre os nomeados para apoiar Pimenta estão o ex-deputado federal Marco Maia (PT-RS), que já presidiu a Câmara entre 2010 e 2013.

Como já mostrou a Gazeta do Povo, nos 17 meses em que chefiou a Secom, Pimenta foi alvo de críticas até mesmo de aliados do governo, por causa de episódios como o fracasso da live semanal de Lula e a licitação da Secom sob suspeita. Além disso, o ministro vem sendo criticado pela oposição por sua insistência em pedir para investigar críticos do governo no contexto da tragédia.



Source link

Artigos relacionados

Michelle Bolsonaro diz apoiar Ricardo Nunes à reeleição

Michelle Bolsonaro manifestou apoio à reeleição de Ricardo Nunes, em São Paulo.|...

Paulo Pimenta e Gleisi negam a existência de “gabinete do ódio”

O ministro Paulo Pimenta, que atualmente comanda a Secretaria Extraordinária da Presidência...

Não sabe falar sobre vida

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do Projeto de Lei (PL)...

54% reprovam segurança, gastos e programa de moradias de Lula

Pesquisa revela novos indies elevados de reprovação em setores do governo Lula.|...