O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que atentado ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump “empobrece a democracia”. “Tem que condenar qualquer manifestação antidemocrática que aconteça em qualquer lugar do mundo. Seja pela direita, seja pela esquerda. Ninguém tem o direito de atirar numa pessoa por que não concorda com ela”, disse o presidente brasileiro à imprensa no Palácio do Itamaraty, nesta segunda-feira (15).
A declaração foi feita enquanto Lula aguardava o presidente da Itália, Sérgio Mattarella, para um almoço no Ministério das Relações Exteriores. O petista já havia condenado o ataque sofrido por Trump e o chamou de “inaceitável”.
Trump sofreu um ferimento na orelha durante um tiroteio em meio a um comício na Pensilvânia e foi retirado pelos seguranças. O atirador foi executado pelas autoridades, mas uma pessoa morreu na plateia e outras duas ficaram gravemente feridas.
O brasileiro também foi questionado se o atentado fortalecia a direita, o petista respondeu que o atentado contra Trump “empobrecia a democracia”. “Ao invés de ficar analisando se alguém perde ou ganha com isso, o que nós temos que ter certeza, é que a democracia perde. Os valores do diálogo, os valores dos argumentos, os valores de sentar em forma de uma mesa da forma mais diplomática para encontrar soluções para os problemas, vai indo pelo ralo”, disse.
“Se tudo vai se encontrar na base da bordoada, na base da violência, na base do murro, na base da luta, na tiro, na base da faca… Para onde vai a democracia? Eu, como um defensor da democracia, acho que nós temos que condenar [o atentando]”, finalizou Lula.