Brasil

Lula diz que vai “viver até os 120 anos” e que precisa “disputar umas 10 eleições”



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou nesta quarta (15) que não pretende abandonar a política tão cedo para disputar “umas 10 eleições” até mesmo quando tiver menos condições motoras.

A fala ocorreu durante o lançamento do pacote de medidas voltadas à população do Rio Grande do Sul, em que anunciou o pagamento de um “Vale Reconstrução” de R$ 5,1 mil e a reposição de imóveis aos afetados pelas enchentes.

Lula discursava sobre as ações que o governo
está tomando para enfrentar a crise causada pela tragédia climática quando fez
a sinalização do que pode ser seu futuro político.

“Eu vou viver até os 120 anos, eu vou demorar. Já falei para o homem lá em cima, não estou a fim de ir embora. Porque ainda preciso disputar umas 10 eleições, mais uns 20 anos. O Lula de bengala disputando eleição”, disse.

A fala foi dada na apresentação feita após visitar um abrigo na cidade de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, onde cumprimentou e se deixou fotografar com os abrigados. O local acomoda pessoas que tiveram de deixar suas casas por causa das enchentes.

A sinalização de que ainda quer “disputar umas 10 eleições” contrasta com declarações dadas por ele ainda durante a campanha presidencial de 2022, de que não tentaria sequer a reeleição em 2026. No entanto, ao longo do primeiro ano de governo, já foi indicando que deve tentar de novo – embora não reconheça oficialmente essa possibilidade.

A disputa pela reeleição, no entanto, foi reconhecida pelo próprio PT e que as eleições municipais deste ano serão a pavimentação do caminho para isso, em que o partido pretende eleger, com aliados, a maior quantidade possível de prefeitos.

A tentativa de reeleger em 2026, por outro lado, pode esbarrar na vontade dos eleitores. Uma pesquisa publicada nesta semana pela Quaest apontou que 55% dos brasileiros acham que Lula não merece um quarto mandato, outros 42% defendem a reeleição e 3% não responderam.

A pesquisa apontou, ainda, que 23% dos que votaram nele em 2022 não dariam uma nova chance, e 63% não querem vê-lo de novo como presidente.



Source link

Artigos relacionados

Pimenta afirma que PT foi fundamental para a eleição de Leite no RS

Paulo Pimenta procurou minimizar divergências entre o governo federal e o do...

Mesmo sem pandemia, Lula tem déficit quase tão alto quanto da Covid-19

O déficit nominal do Brasil está quase tão alto quando o do...

Ida de Tarcísio para o PL pode influenciar sucessão na presidência da Câmara

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria dito ao...

Proposta quer restringir investimentos estrangeiros em ONGs no Brasil

Pelo menos seis projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional querem...