O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), empataram em nível de aprovação na capital paulista, de acordo com um levantamento do instituto Datafolha feito entre terça-feira (2) e quinta (4) da semana passada.
Ambos têm suas gestões consideradas ótimas ou boas por 34% da população. O governo Tarcísio é avaliado como regular por 35% dos eleitores paulistanos e ruim por 27%. A atuação de Lula na Presidência é vista como ruim por 34% dos entrevistados e como regular por 31%.
Tarcísio é um dos nomes mais cotados para ganhar o apoio de Jair Bolsonaro (PL-RJ) nas próximas eleições presidenciais caso o ex-presidente seja impedido de concorrer. Em 2022, a capital paulista foi majoritariamente pró-Lula, com 53,5% dos votos para o atual presidente, contra 46,5% para Bolsonaro.
Desde agosto de 2023, a aprovação de Lula está em queda livre na capital paulista: diminuiu 11 pontos percentuais, de acordo com o Datafolha. Já a aprovação de Tarcísio, que era de 30% em agosto do ano passado, agora é de 34%, mas caiu dois pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita em maio.
O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores entre os dias 2 e 4 de julho. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, dentro do nível de confiança de 95%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.