O presidente Lula (PT) conversou, por telefone, com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, nesta quinta-feira (22).
Durante a conversa, o petista parabenizou Clinton pelo discurso na convenção do Partido Democrata, que oficializou a candidatura da atual vice-presidente, Kamala Harris, à Presidência dos EUA, na quarta-feira (21).
Durante a conversa, de acordo com o Planalto, Lula também falou sobre o “fortalecimento da democracia frente a ascensão do extremismo no mundo”.
Ao discursar na convenção, Clinton ironizou a idade de Donald Trump e o chamou de mentiroso.
“Dois dias atrás, completei 78 anos, o homem mais velho da minha família por quatro gerações. E a única vaidade pessoal que quero afirmar é que ainda sou mais jovem que Donald Trump”, disse Clinton.
“Kamala Harris é a única candidata nesta corrida que tem a visão, a experiência, o temperamento, a vontade e, sim, a alegria pura para fazer algo. Quero dizer, veja, o que o oponente dela faz? Fala sobre ele mesmo. Então, da próxima vez que ele fizer um discurso, não conte as mentiras, conte os ‘eus’”, completou.
Durante a conversa com Lula, que durou cerca de 35 minutos, Clinton convidou o presidente brasileiro para participar do evento organizado pela Fundação Clinton sobre Mudança do Clima, nos dias 23 e 24 de setembro, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Lula disse que pretende apresentar “resultados ambiciosos” para as COP29, em Baku, no Azerbaijão, e COP 30, em Belém.
A conversa de Lula com Clinton foi intermediada pelo assessor especial Celso Amorim e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.