Brasil

Lula vem utilizando enchentes no RS como palanque de autopromoção?


Presidente Lula (PT) durante visita a abrigo em São Leopoldo – RS
Presidente Lula (PT) durante visita a abrigo em São Leopoldo – RS| Foto: Ricardo Stuckert / PR

A forma como o presidente Lula (PT) vem conduzindo as ações em resposta à tragédia no Rio Grande do Sul tem levantado críticas por conta da aparente preocupação com a promoção da imagem do governo federal em meio ao sofrimento do povo gaúcho atingido por enchentes históricas.

Segundo analistas ouvidos pela Gazeta do Povo, ações como criar a Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução e dar vouchers de R$ 5,1 mil para 200 mil famílias visam melhorar a popularidade do presidente no país e aumentar as chances do PT nas eleições no Rio Grande do Sul.

O escolhido para a Secretária Extraordinária foi o ex-ministro da Secom, Paulo Pimenta, visto como possível candidato do PT ao governo do estado.

Pimenta nega qualquer tipo de politização nas ações do governo federal e atribui as críticas aos “grupos da extrema-direita radical”. Para Pimenta, muitos “desconhecem a relação de respeito e parceria” que ele tem com o governo do Rio Grande do Sul.

A necessidade da criação da pasta foi contestada até por aliados, pois a liberação de verbas e coordenação de ações poderia ser feita por meio de ministérios já existentes, como o da Integração e do Desenvolvimento Regional ou o do Desenvolvimento e Assistência Social.

Diante deste quadro, a Gazeta do Povo quer saber: Você acha que Lula vem utilizando as enchentes no RS como palanque de autopromoção?



Source link

Artigos relacionados

Michelle Bolsonaro diz apoiar Ricardo Nunes à reeleição

Michelle Bolsonaro manifestou apoio à reeleição de Ricardo Nunes, em São Paulo.|...

Paulo Pimenta e Gleisi negam a existência de “gabinete do ódio”

O ministro Paulo Pimenta, que atualmente comanda a Secretaria Extraordinária da Presidência...

Não sabe falar sobre vida

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do Projeto de Lei (PL)...

54% reprovam segurança, gastos e programa de moradias de Lula

Pesquisa revela novos indies elevados de reprovação em setores do governo Lula.|...