Brasil

Ministros, governadores, prefeitos e parlamentares irão a evento de Gilmar em Lisboa



Todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), 12 dos 33 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 5 dos 7 ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participarão do 12º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. Realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, o evento tem entre os organizadores o ministro do STF, Gilmar Mendes.

Além dos ministros das Cortes superiores, o evento também contará com a presença de 14 dos 39 ministros do governo Lula, incluindo o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que comanda a pasta da Indústria e Comércio.

O Fórum ainda terá a participação de 9 dos 27 governadores do estados brasileiros, além das participações dos presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Também estarão presentes dois prefeitos, 7 senadores (sem contar o presidente do Senado) e 5 deputados (sem contar o presidente da Câmara).

Apelidado de “Gilmarpalooza”, o megaevento reunirá, pela primeira vez, o maior número de autoridades brasileiras fora do Brasil.

O Fórum acontece todos os anos e, segundo a divulgação do evento, “em sua décima segunda edição, será abordado um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa. Com temáticas transversais, busca-se maior compreensão sobre os desafios que se colocam no mundo atual, como meio ambiente, segurança, saúde, imigração”.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, vai palestrar sobre “Inteligência Artificial e governança: Riscos éticos, econômicos e eleitorais”.

O ministro Alexandre de Moraes vai falar sobre “o mundo em eleições e o futuro da democracia representativa”.

Já o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, falará sobre “a encruzilhada do comércio global”.

Para falar sobre “o papel da mídia contemporânea” estarão presentes os jornalistas Reinaldo Azevedo, Mônica Bergamo e Cristiano Romero.

Lira e Pacheco estarão na Mesa de abertura do evento.



Source link

Artigos relacionados

Ministro de Lula diz que empresariado não dá bons salários

O ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, diz que a melhoria...

Sem Bolsonaro, PL confirma candidatura de Ramagem no Rio

O deputado federal Alexandre Ramagem foi confirmado nesta segunda-feira (22) como pré-candidato...

Moraes diz que empresas contribuem para “insegurança jurídica”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta...

Justiça condenado empresário que hostilizou Zanin em aeroporto

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou nesta segunda-feira (22) o empresário...