Região

Praça da Copaíba ganha totens informativos sobre ODS e Agenda 2030


A Prefeitura de Bauru, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), instalou nesta quinta-feira (27) totens comemorativos aos 100 anos da Corte de Contas paulista, com conteúdo interativo sobre a Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Agora, os cidadãos bauruenses poderão se informar e acompanhar esses conteúdos na praça da Copaíba, localizado no quarteirão 19 da avenida Getúlio Vargas. A área constitui um dos mais importantes espaços de recreação, esportes e lazer da cidade, onde as milhares de pessoas que utilizam a calçada para a prática de caminhada, podem contemplar a beleza e imponência da Copaíba, árvore símbolo do cerrado, tombada pelo município.

Como parte das comemorações de seu centenário, o TCE-SP realiza esta ação especial nas cidades em que possui suas sedes, como a capital paulista e as 20 localidades onde estão suas Unidades Regionais. Em Bauru, foram instalados quatro totens, sendo um ‘instagramável’ e outros três com informativo e QR Code, onde os interessados poderão ter acesso ao TCE e conhecer temas tratados na gestão pública.

O TCE-SP, com isso, efetiva um de seus programas, o ‘Faça Parte – ODS’, envolvendo o Tribunal de Contas, o Governo do Estado de São Paulo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e prefeituras dos 20 municípios participantes.

A iniciativa foca na escolha de espaços públicos, de convivência dos municípios, como forma de engajamento social na temática desenvolvimento sustentável, englobando seus mais variados aspectos, quais sejam: meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar.

Os textos foram desenvolvimentos pelo Observatório do Futuro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Por estarem instalados em locais de grande circulação, os cidadãos poderão usufruir das informações, interagir e saber mais sobre os conteúdos das ODS usando os QR Codes e ainda deixar registrada sua visita com uma foto em um ‘painel instagramável’.

OBSERVATÓRIO DO FUTURO

O Observatório do Futuro do TCE-SP foi criado para auxiliar o Estado e as prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por sua vez, são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Para isso, o núcleo de monitoramento dos ODS desenvolve estudos e atividades de capacitação de servidores, colaborando ainda na sistematização e divulgação de dados e de boas práticas. Uma cartilha já foi elaborada para explicar o que são os ODS e como o TCE-SP pode ajudar Prefeitos e Governo do Estado a aderir ao projeto.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TCE-SP e Prefeitura de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais





Source link

Artigos relacionados

PIB da região de Bauru chega a R$ 15 bilhões, puxado por serviços e com avanço do agro

40938Foto: Samantha Ciuffa/JC Imagens O Produto Interno Bruto (PIB) da região de...

Alameda Rodoserv Center apresenta sua programação de férias para criançada

40700Foto: Divulgação As férias chegaram e com elas a super programação de...

Casa da Fraternidade: Inscrições para cursos gratuitos começam na terça-feira

40852Foto: Reprodução/ Facebook A Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia abre...

Confiança Supermercados divulga eventos da ‘Ação Fraternal’ que serão neste fim de semana

40917Foto: Divulgação O Confiança Supermercados divulgou a programação dos eventos da “Ação...