O líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA), reuniu na noite desta terça-feira (9) membros da base do governo Lula e da oposição em uma festa em Brasília. O evento foi organizado – oficialmente – para comemorar os “aniversariantes do mês” da bancada do PSD.
No entanto, o encontro é visto como uma forma de alavancar a candidatura de Brito para suceder Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara. O próprio Lira esteve no evento realizado em um restaurante do Lago Sul, região nobre da capital federal, que contou com show do cantor Dudu Nobre.
A informação foi divulgada pela GloboNews e pelo jornal O Globo. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e os presidentes partidários Gilberto Kassab (PSD), Valdemar Costa Neto (PL) e Marcos Pereira (Republicanos) estiveram no encontro.
Pereira, que também deve disputar a presidência da Câmara, reuniu centenas de convidados em sua festa de aniversário no mês de abril.
Outro postulante ao cargo de Lira, Elmar Nascimento (União-BA), deve comemorar seu aniversário nesta quarta-feira (10) também com a presença de autoridades.
Evento do PSD reuniu governistas e oposição
O deputado Antonio Brito é o favorito do governo Lula para suceder Lira. Apesar de não ser totalmente alinhado as pautas do Executivo, Brito conquistou apoio após defender a prisão de Chiquinho Brazão, deputado acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes.
Do lado do governo, participaram do evento os ministros José Mucio (Defesa), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Odair Cunha (PT-MG), Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Túlio Gadelha (Rede-PE) também estiveram no encontro.
Os deputados Ricardo Salles (PL-SP), Julia Zanatta (PL-SC), Delegado Caveira (União-GO) e Éder Mauro (PL-PA) marcaram presença pela oposição, além dos líderes do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), e na Câmara, Altineu Côrtes (RJ).