O Doutor Assaf Hadba receberá o Título de “Cidadão Bauruense”, em Sessão Solene que será realizada nesta quinta-feira (3/10), às 19h30, no plenário “Benedito Moreira Pinto”.
A honraria é de iniciativa de um vereador da 33ª Legislatura e foi aprovada por unanimidade, pela Casa de Leis, no dia 23 de setembro deste ano (Decreto Legislativo n.º 2276, de 23 de setembro de 2024) (Processo n.º 234/24).
Assaf Hadba nasceu em Iacanga, SP, em 31 de outubro de 1931, filho de imigrantes libaneses. Seu pai, Benjamin Hadba, foi um comerciante influente na comunidade local, e sua mãe, Jamila, dedicou-se à educação dos filhos. Assaf estudou no Mackenzie College e se formou em Medicina no Rio de Janeiro em 1957.
Após estagiar em hospitais cariocas, estabeleceu-se como cirurgião geral em Pirajuí e se mudou para Bauru com a instalação do SAMDU. Especializou-se em Proctologia e ingressou na Santa Casa de Bauru em 1974. Assaf também foi vice-presidente da Associação Paulista de Medicina e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, além de ter fundado a Unimed Bauru.
Ao longo de sua carreira, lutou pelo acesso à saúde e pela ética médica, escrevendo artigos e participando de debates sobre a saúde pública no Brasil. Foi homenageado com o título de Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Proctologia e recebeu o Prêmio Mérito da revista Atenção.
Casado com Dona Dalva há 66 anos, Assaf tem cinco filhos, 11 netos e 12 bisnetos. Ele também se destacou como empresário, fundando a Churrascaria H2 e a Imobiliária H2. Após se aposentar, dedicou-se a viajar pelo mundo, explorando diversas culturas. A homenagem ao Dr. Assaf Hadba reconhece seu empenho na criação do curso de Medicina em Bauru.
Compartilhe nas Redes Sociais