Brasil

Vai à sanção projeto que cria o Dia Nacional do Funk


Relatório favorável ao projeto foi lido pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ).
Relatório favorável ao projeto foi lido pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ).| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei, o PL 2229/21, que cria o Dia Nacional do Funk. A proposta é de autoria do ex-deputado e atual ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A data definida foi o dia 12 de julho, em homenagem ao Baile da Pesada, festa precursora para a popularização do funk no ano de 1970. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o autor da proposta, “a criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades, onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece a população uma possibilidade de lazer”.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) defendeu a proposta e disse que o ritmo musical é hoje um dos movimentos culturais de maior impacto no Brasil “tanto em termos de visibilidade quanto de contribuição econômica”. Como exemplo, Portinho afirmou que teve influência do funk quando, em sua adolescência, trabalhava com DJ.

“Para pagar o meu lazer, eu com 16 anos comecei [a trabalhar] como disc jockey. Eu posso dizer que eu fui influenciado [pelo funk], porque quando era garoto, depois do colégio, ligava a TV e estava lá o Furacão 2.000 [produtora carioca], e eu achava impressionante a capacidade de composição e a experiência”, relatou Portinho.



Source link

Artigos relacionados

Ministro de Lula diz que empresariado não dá bons salários

O ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, diz que a melhoria...

Sem Bolsonaro, PL confirma candidatura de Ramagem no Rio

O deputado federal Alexandre Ramagem foi confirmado nesta segunda-feira (22) como pré-candidato...

Moraes diz que empresas contribuem para “insegurança jurídica”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta...

Justiça condenado empresário que hostilizou Zanin em aeroporto

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou nesta segunda-feira (22) o empresário...